header
Pesquisa Avançada
Your search results

Alugar ou comprar imóvel: qual a melhor escolha?

Mais M2 por Mais M2 em 20 de maio de 2019
Alugar ou comprar imóvel: qual a melhor escolha?
Comentários aprovados:0

Não há apenas uma resposta certa para todas as pessoas. Morar de aluguel ou financiar um apartamento não é só uma questão matemática, pois é fundamental levar em consideração muitos fatores, como o momento de vida e os objetivos para os próximos anos, para que essa escolha seja a mais assertiva. Para lhe ajudar nessa decisão, apontamos algumas vantagens e desvantagens:

O aluguel: prós e contras  

Uma das maiores vantagens é que o custo inicial é muito mais baixo comparado à compra, já que não requer, por exemplo, o pagamento de uma entrada para alugar um imóvel. No entanto, o valor do aluguel pode subir ao longo do ano e fazer com que o inquilino tenha de procurar outra moradia que se adeque ao orçamento planejado.

Outra vantagem é a maior flexibilidade de mudança, porque, em geral, os contratos de locação não são extensos. No entanto, o inquilino pode ser surpreendido antes da hora pelo proprietário solicitando o imóvel de volta. Outro ponto negativo é de que, em caso de manutenção ou reforma, é preciso pedir a autorização do dono.

Quando o assunto é o valor a ser pago mensalmente, a recomendação é que ele nunca ultrapasse mais de 30% do orçamento líquido. Isso inclui também condomínio, IPTU e despesas em geral. Além disso, existe um cálculo que pode auxiliar ao descobrir a taxa de aluguel do imóvel. Divida o valor do aluguel pelo preço do imóvel e multiplique por 100. Se, por exemplo, a locação do apartamento custa R$ 3 mil e, para comprá-lo, vale R$ 550 mil, a taxa de aluguel é de 0,55% ao mês.

Caso tenha dinheiro para comprar à vista, compare com as tradicionais formas de investimento, como poupança, fundos de renda fixa e tesouro direto. Se a taxa de aluguel for maior que o rendimento das aplicações, a melhor alternativa é comprar o imóvel. Se for menor, a recomendação é manter o aluguel e investir esse dinheiro da compra. Porém, se não tiver o valor para dar à vista, a sugestão é comparar a taxa com o CET (Custo Efetivo Total do Financiamento), informado pelo banco. Se a taxa de aluguel for maior, compensa comprar; se for menor, mantenha o aluguel.

A compra: prós x contras

Comprar um imóvel pronto não é apenas uma comodidade para quem quer iniciar uma nova fase da vida ou busca estabilidade. É também a garantia de um patrimônio próprio, de não ter imprevistos e atrasos na entrega da obra e nem precisar esperar vários anos pelo término da construção.

Outra vantagem é poder conferir de perto toda a infraestrutura e acabamento do empreendimento antes da decisão. Também é uma boa oportunidade para conhecer e avaliar as condições das áreas comuns do condomínio, que, inclusive, fazem toda a diferença para muitos compradores. Além disso, com o apartamento próprio é possível deixar a casa com a sua cara e fazer manutenções e reformas sem preocupação. Dependendo da escolha da região do apartamento, com o passar dos anos o imóvel pode ter uma valorização no preço. Além disso, esse bem também um investimento, ou seja, pode se transformar em dinheiro, ao ser vendido, caso seja necessário. Com essas vantagens, aproveite para conhecer os empreendimentos da MaisM2com um de nossos corretores, que estão prontos para ajudar a concretizar esse sonho.

Tratando-se de investimento, se tiver dinheiro para comprar à vista, sem dúvida comprar é a melhor opção. Mas, ao optar pelo financiamento, o ideal é dar o maior valor possível de entrada para deixar as parcelas mais amenas. Os bancos costumam oferecer condições de pagamento diferentes, como as variações das taxas de juros e quanto do valor do imóvel poderá ser financiado. Em geral, as instituições financeiras pedem entrada de 10% a 30% do valor do apartamento e concedem um prazo de pagamento maior comparado às construtoras, podendo chegar até 420 meses. A principal vantagem desse tipo de financiamento é a possibilidade de usar o FGTS.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Comparar