fbpx
header
Pesquisa Avançada
Resultados da sua pesquisa

Casa verde e amarela: como funciona o programa?

por Marketing em: 10 de dezembro de 2021
Casa verde e amarela: como funciona o programa?
Comentários aprovados:0

Lançado em julho de 2020, o programa Casa Verde e Amarela visa, assim como seu antecessor, proporcionar a oportunidade para que famílias de baixa renda adquiram seu imóvel próprio.

Para ajudar você a entender mais sobre o programa Casa Verde e Amarela, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Em primeiro lugar, o que é o programa Casa Verde e Amarela?

Se em algum momento você já pensou em adquirir seu próprio imóvel, certamente já ouviu falar sobre o programa Minha Casa Minha Vida, não é mesmo? Então você já tem um bom começo para entender o que vem a ser o Casa Verde e Amarela.

O programa recém lançado veio substituir o antigo Minha Casa Minha Vida. Tendo a premissa de ampliar a ideia do programa original e permitindo que mais de um milhão de brasileiros conseguissem realizar o sonho de financiarem a casa própria através da iniciativa.

Dentre os principais destaques do novo programa está a divisão do público-alvo em três de acordo com suas características. Isso determina a assistência recebida por parte do programa e igualmente o foco na regularização fundiária.

O programa Casa Verdade e Amarela está voltado também, além de facilitar a compra da casa própria para a regularização fundiária e a reforma de obras em andamento. Destaque especial para condições diferentes para moradores das regiões Norte e Nordeste que contam com redução na taxa de juros.

Como funciona o programa Casa Verde e Amarela?

O programa é subsidiado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS e tem como agente financeiro a Caixa Econômica Federal. O programa já entregou um milhão de imóveis para famílias de baixa renda e pretende trazer para o ano de 2022 novidades para os interessados em adquirir um imóvel que se enquadrem em um dos grupos alvo do programa.

Nesse sentido vale mencionar que o programa tem foco especial no atendimento de moradores de áreas rurais com rendimento anual de até oitenta e quatro mil reais.

Além das famílias de baixa renda que eram contempladas pelo programa anterior, o novo programa também contempla agora famílias chefiadas por mulheres, com idosos, crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência.

Com essa ampliação o Casa Verde e Amarela passa a ter um foco especial em famílias em situação de vulnerabilidade social e vista assisti-las.

Ao todo são três grupos: famílias com renda até dois mil reais, famílias com renda entre dois mil a quatro mil reais e famílias com renda entre quatro mil reais a sete mil reais.

Como se calcula os juros no PCVA?

Como os públicos atendidos pelo programa estão divididos, o atendimento feito pelo programa igualmente foi dividido e direcionado dentro das necessidades de cada família. Os juros cobrados não fogem a essa regra. No caso de famílias do Norte e Nordeste, a taxa é reduzida. Sendo ela de 4,25% ao ano para cotistas do FGTS e 4,75% para quem não é cotista do FGTS, na primeira faixa de renda do programa, com até dois mil reais.

Para as outras regiões do país, para não cotistas a taxa é de 5% ao ano para não cotistas e 4,5% para cotistas do FGTS.

Conforme a faixa de renda vai sendo alterada a taxa de juros anual vai sendo gradativamente aumentando. No caso de renda entre quatro a sete mil reais para moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste sem cota do FGTS a taxa é de 7,66% ao ano.

Como utilizar o Programa Casa Verde e Amarela?

O programa Casa Verde e Amarela permite que pessoas com débitos do Minha Casa Minha Vida consigam regularizar suas pendências. Ou seja, o programa vai além da compra do imóvel. Para tanto, para poder se cadastrar no programa e usufruir de seus benefícios, é necessário que o interessado se cadastre.

O cadastro para o programa deve ser feito diretamente com o banco. Para quem deseja comprar um imóvel especialmente, deve pautar a escolha do imóvel por um que faça parte do programa. Somente assim poderá usufruir dos seus benefícios na hora da compra.

Gostou de saber mais sobre o programa Casa Verde e Amarela? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

 

 

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Comparar