header
Pesquisa Avançada
Your search results

O apartamento à venda ideal para você

por Mais M2 em 20 de maio de 2019
O apartamento à venda ideal para você
Comentários aprovados:0

Como encontrar um apartamento à venda que seja aquele que você procura?

Encontrar um apartamento à venda que se encaixe nas suas necessidades não é uma tarefa simples. É preciso um bom planejamento antes e durante a compra, para se ter certeza de que aquele imóvel é realmente o mais adequado para você e sua família.

Nós separamos 10 dicas para ajudar quem está na busca de um apartamento à venda. Principalmente se esse for o seu primeiro imóvel. Leia abaixo nossas dicas e comece a se planejar para tirar esse sonho do papel!

1 – Defina uma região para procurar um apartamento à venda

O primeiro passo para escolher um bom apartamento é escolher a região onde você quer morar. Não é necessário escolher um bairro ou até mesmo uma rua específica. Mas delimite alguns locais para saber onde procurar o imóvel. Para escolher a região, pense se você gostaria de morar próximo do trabalho, da faculdade, perto da família ou se há alguns bairros que te atraem. Procure, antes de já ir vendo os apartamentos à venda na região, saber sobre como é a vida nesse local, sobre os transportes públicos disponíveis ou trânsito nas vias próximas.

2 – Saiba o quanto você pode pagar pelo imóvel

Antes de iniciar a busca por um apartamento à venda, além de saber onde procurar, é preciso definir uma faixa de preço que está disposto a pagar. Para isso, é preciso olhar para suas finanças pessoais e, se necessário, faça simulações de financiamento para entender qual é o valor que cabe em seu bolso. Essa etapa é importante inclusive para você conferir se a região onde quer morar tem um valor de metro quadrado que está de acordo com o seu orçamento.

3 – Apartamento à venda: novo ou usado?

Uma das maiores dúvidas de quem está procurando apartamentos à venda é saber se vale mais a pena comprar um imóvel novo ou usado. Um apartamento novo, pronto para morar, é uma ótima decisão para quem está buscando seu primeiro imóvel. Entre as maiores vantagens está o fato de um apartamento à venda na planta ou recém inaugurado não ter surpresas com documentação ou até mesmo com o estado de conservação. O que ajuda a evitar gastos desnecessários com manutenção logo de cara,

4 – O que um apartamento à venda deve ter?

É interessante você ter em mente o que é necessário que um apartamento deva ter disponível para lhe oferecer. Exemplo: se você tem um companheiro(a) e vocês planejam ter uma criança no futuro, é necessário ter ao menos dois quartos, de preferência com suíte no quarto do casal. A área de lazer também deve ser levada em consideração para as crianças terem espaço para brincar e fazer amigos. Se você gosta de cozinhar e receber os amigos em casa, por exemplo, vale a pena buscar com um imóvel com uma cozinha mais espaçosa ou uma área comum que atenda suas necessidades, como churrasqueira, salão de festas ou espaço gourmet. Faça uma lista do que é necessário e o que é desejável para encontrar o imóvel ideal para você, e só então comece a busca com o objetivo de segmentar ao máximo as opções.

5 – Pesquise por imóveis na internet

Antes de sair batendo perna por aí e fazendo visitas, aproveite a internet para fazer pesquisas de apartamentos à venda. Principalmente para ter uma referência do preço do metro quadrado das regiões escolhidas como alvo por você. É importante ter referência de empreendimentos antes de ir às imobiliárias, pois desta forma você já sabe o que esperar e evita grandes surpresas. Lembre-se que a internet é uma ótima ferramenta de pesquisa e ajuda muito no levantamento de informações básicas, mas ela não substitui a visita ao local. O que nos leva a próxima dica.

6 – Veja apartamentos à venda pessoalmente

Uma vez que você já está bem decidido pela compra do imóvel e sabe o que procura, não economize nas visitas. Às vezes o apartamento à venda pode não cobrir todas as suas exigências de região e de necessidades, mas muitas vezes, presencialmente o imóvel pode te conquistar. A percepção de visitar um imóvel pessoalmente é muito diferente do que conhecer por fotos ou tour virtual. Vale a pena investir um tempo visitando imóveis que estejam dentro do seu orçamento e que atenda suas necessidades principais, tudo isso ajuda na hora de fazer uma escolha consciente.

7 – Cuidado com idealizações excessivas

Comprar um apartamento, principalmente quando se trata do primeiro imóvel, é um grande sonho para muitos. Por isso, é comum que exista uma idealização sobre como deveria ser o seu apartamento dos sonhos. No entanto, tente controlar ao máximo a expectativa e tenha a cabeça aberta para analisar as possibilidades que aparecem de forma racional. Afinal um imóvel é uma compra de longo prazo, e apesar de ser um momento muito emocionante, exige serenidade para fazer um bom negócio. Nem sempre será possível encontrar um apartamento à venda que atenda exatamente seus desejos, mas tendo em mente o que é mais importante para você, fica mais fácil tomar uma decisão correta e ainda conseguir um bom negócio. Com a mente aberta, fica mais fácil encontrar um apartamento à venda que seja uma oportunidade e possa se tornar um verdadeiro “lar dos sonhos”

8 – Converse com quem entende do assunto

Comprar um apartamento não é uma decisão que se toma do dia para a noite, afinal, um imóvel é um bem material que irá te acompanhar por bastante tempo. Por isso, procure conversar com pessoas que entendem do mercado imobiliário e que podem te dar dicas e te direcionar no melhor caminho para a aquisição de um imóvel novo. Um parceiro importantíssimo nesta tarefa é o do corretor de imóveis. Escolha um corretor que você confie para te assessorar na compra do imóvel, faça perguntas e peça materiais que te ajudem a tomar uma decisão com embasamento. Aqui na Mais M², por exemplo, enviamos informativos completos dos imóveis para nossos clientes, além de escrever artigos como este para ajudar a esclarecer dúvidas.

9 – Conheça bem as regras do condomínio

Você passou por todos esses passos, encontrou um apartamento a venda que estava dentro de todas as suas exigências, visitou ele pessoalmente, conversou com especialistas e está quase certo de que encontrou o seu futuro imóvel. Quando decidimos comprar um apartamento, o condomínio é algo que, muitas vezes, acaba sendo negligenciado por parte do comprador. Por isso, procure conhecer bem o condomínio: além de saber todas as facilidades e estrutura, saiba como o condomínio está sendo cobrado, se a cobrança de luz, água e gás é ou não individualizada, quais são as regras em relação à pets, crianças e uso de áreas comuns. Se informar dessas coisas é importante para não haver nenhuma surpresa desagradável depois da mudança e ajuda você a ter uma ideia mais clara de como será a vida no apartamento novo.

10 – Atenção com toda a documentação

Depois de todos os passos e da compra já estar decidida, é momento de se preocupar com os documentos. A compra de um imóvel pode ser algo muito burocrático e é preciso ter atenção tanto com a documentação do próprio imóvel quanto com sua própria documentação. Se informe sobre todas as certidões negativas que você deverá tirar e, se você for utilizar o FGTS como parte do pagamento, também procure deixar toda a documentação em dia para que a compra possa acontecer sem maiores problemas. Lembre-se também de considerar os custos de transferência do imóvel para seu nome no fluxo de pagamentos, como registro e ITBI.

Decidir qual imóvel comprar pode parecer muito difícil, mas é uma etapa da vida na qual vale a pena investir tempo e energia, pois essa talvez será uma das aquisições mais importantes de sua vida! Siga nossas dicas e assine nossa newsletter para receber mais conteúdo sobre o mercado imobiliário, com dicas e informações valiosas para quem quer comprar um apartamento.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Comparar