header
Pesquisa Avançada
Your search results

Como financiar uma casa: dicas de financiamento

Mais M2 por Mais M2 em 20 de maio de 2019
Como financiar uma casa: dicas de financiamento
Comentários aprovados:0

Saber a hora e como financiar uma casa é o momento mais decisivo na hora de comprar seu novo imóvel!

Pesquisando a hora e como financiar uma casa é que você saberá o quão sacrificado será alcançar seu objetivo e os cuidados que terá de tomar para tirar seu sonho do campo da imaginação. Assim, é fundamental na hora de financiar uma casa botar no papel como será a forma de pagamento do seu primeiro imóvel.

Financiar uma casa não é o único modo de comprar seu novo imóvel. Por mais que sejam poucas as pessoas com o capital necessário para adquirir um imóvel à vista, não é uma alternativa impossível. Neste caso, lembre-se que, para a aquisição do primeiro imóvel, é possível usar o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para completar o valor que falta. Assim, caso tenha dinheiro aplicado, você pode somar estes valores e tentar tanto pagar à vista quanto abater parcelas e diminuir os juros pagos no valor final do imóvel.

Caso este não seja o seu caso, então provavelmente você precisará recorrer ao financiamento imobiliário. Existem financiamentos para todos os tamanhos de rendas e formas de pagamento. Há bancos privados e públicos que financiam uma parte ou quase todo o valor do imóvel, parcelando a quantia devida em meses ou anos. Basta seguir uma série de critérios pedidos pelas instituições financeiras. Há bancos que avaliam não somente as suas condições de pagamento, mas também a idoneidade dos vendedores do imóvel.

Como agilizar o trâmite na hora de financiar uma casa

Para facilitar o processo de compra, é possível entrar com o pedido de financiamento do imóvel no banco antes mesmo de você escolher qual imóvel deseja comprar. Se o pedido for aprovado, o banco fornecerá uma “carta de crédito” como garantia de que você terá o dinheiro necessário para fechar o negócio, caso a documentação de seu futuro imóvel esteja em ordem e o atual proprietário não tenha pendências financeiras.

Para financiar uma casa, os bancos têm algumas exigências que devem ser cumpridas pelo cliente e assim efetivar esse financiamento imobiliário. Antes da aprovação, é avaliada a capacidade de pagamento do interessado no imóvel. Assim, é necessário comprovar renda superior ao valor da parcela estipulada no financiamento. Além disso, também é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado e ter mais de 18 anos.

Antes de financiar sua casa, as instituições financeiras precisam também checar se você é um bom pagador. Assim, antes da aprovação do financiamento, é checada a situação do CPF do interessado no imóvel. Para aumentar sua chance em conseguir um financiamento imobiliário é recomendável pagar as contas em dia, para gerar uma boa imagem diante das instituições financeiras.

Outra boa estratégia para ter seu perfil aprovado antes de financiar uma casa é abrir uma conta no banco do qual deseja fazer o financiamento imobiliário e movimentá-la com responsabilidade. Isso pode ajudar na aprovação do seu crédito, pois o gerente do banco verá que você é um bom cliente. Os bancos costumam trabalhar com uma taxa de juros diferente para os compradores que não são seus clientes. A taxa pode cair de forma significativa, às vezes 1 ou 2 pontos percentuais ao ano, dependendo do perfil de crédito.

As condições para financiar uma casa

Além da documentação e condições financeiras do comprador, alguns bancos também exigem que o imóvel esteja localizado no mesmo município ou região metropolitana onde você exerça sua profissão; ou que você comprove sua residência nesta mesma região há mais de 1 ano. Isto ocorre geralmente em bancos públicos, para inibir a compra de imóveis como forma de investimento e a não utilização deste como moradia.

Atualmente, existem no Brasil dois tipos mais comuns de financiamento imobiliário. O primeiro é o Sistema Price, onde as parcelas são fixas e a maior parte das primeiras prestações é composta por juros. Outra opção é o Sistema de Amortização Constante (SAC), quando o valor das parcelas diminui gradativamente ao longo do tempo.

Apesar de no modelo Price as primeiras parcelas serem mais baixas, ao colocar tudo na calculadora, o preço final que pagará pelo seu futuro imóvel sairá mais barato no modelo de financiamento SAC. A diferença a favor do SAC, cujas parcelas também são prefixadas, pode chegar a 15% da quantia a pagar ao banco, ou mais, dependendo do valor financiado.

Os cuidados antes de financiar uma casa

Antes de financiar uma casa, tome muito cuidado na hora de escolher a instituição que fará seu financiamento imobiliário e pesquise muito bem as taxas e valores cobrados. Como os contratos de financiamento imobiliário envolvem muitos documentos e costumam tomar bastante tempo das agências bancárias, os bancos preferem credenciar empresas especializadas na área para fazer a coleta da papelada dos clientes e reduzir o custo da operação. A contratação de uma empresa credenciada pode ser compulsória ou não, de acordo com o banco. E existem inúmeras empresas que prestam esse tipo de serviço.

Alguns bancos, como o Banco do Brasil e a Caixa, têm contratos de exclusividade com uma ou duas empresas. Outros trabalham com várias. A maioria dos prestadores de serviço cobra uma taxa fixa do cliente e recebe também remuneração dos bancos. Em alguns casos, intermediários antiéticos tentam empurrar para o cliente o financiamento do banco que lhes paga a maior comissão, mesmo que não seja a melhor opção para você, comprador.

Há outras empresas que chegam a cobrar do cliente até 5% do preço do imóvel, alegando que esse valor inclui diversas taxas cartoriais e outros gastos menores. Tais despesas, em geral, ficam em torno de 3% nas maiores (e mais caras) cidades brasileiras. Precaução nunca é pouca. Assim, é sempre importante ficar atento(a) ao longo da negociação. Por isto, aqui na Mais M2 oferecemos o serviço de assessoria financeira, que ajuda nossos clientes a conseguirem financiamentos melhores e de forma mais rápida. Isto ajuda você a comprar seu imóvel dos sonhos com mais facilidade.

Lembre-se que antes de fechar qualquer negócio, é bom analisar a situação atual do mercado imobiliário. Financiar uma casa ou apartamento é algo que vai impactar sua vida e de sua família por décadas. Avalie se o valor pedido pelo imóvel está acima ou abaixo da média do mercado. Para fazer este diagnóstico do modo mais seguro possível, peça ajuda a um profissioVil

Villa Bosque: uma ótima opção para você

Seu sonho é financiar uma casa? Então você precisa conhecer a vila mais charmosa da Saúde! Sua casa com liberdade e segurança a 5 minutos da Estação Alto do Ipiranga. Fácil acesso à Imigrantes e Anchieta, Aeroporto de Congonhas, Parque do Ibirapuera, Aquário de São Paulo e muito mais.

O Residencial Villa Bosque é bem localizado, e conta com a qualidade de construção Premium de empresas conceituadas que atuam há mais de 30 anos no mercado imobiliário. São casas de 105 m2, com 2 suítes, suíte máster com closet, terraço gourmet com churrasqueira e cozinha integrada. A área de lazer tem churrasqueira e playground integrados. Confira:

Clique aqui para saber mais sobre o Villa Bosque!

Gostou deste conteúdo? Quer tirar mais dúvidas sobre como financiar uma casa ou apartamento?  Cadastre-se na nossa newsletter ou entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre financiamento imobiliário.

Compartilhar

Comparar