header
Pesquisa Avançada
Resultados da sua pesquisa

Comprar casa ou apartamento? As vantagens de cada um para sua família

por Mais M2 em: 1 de fevereiro de 2021
Comprar casa ou apartamento? As vantagens de cada um para sua família
Comentários aprovados:0

Está prestes a realizar o sonho de comprar seu imóvel próprio e sair do aluguel? Isso é ótimo! Porém, é normal que surjam muitas dúvidas durante esse processo, e uma das primeiras e mais importantes diz respeito a qual tipo de imóvel adquirir. Afinal, o que vale mais a pena: casa ou apartamento?

Os dois tipos de imóveis tem particularidades e vantagens para a sua família. A seguir, falaremos um pouco mais das vantagens de cada um e daremos algumas dicas para te ajudar com a sua escolha. Acompanhe conosco!

Quais as vantagens da casa?

A principal característica da casa é a individualização do imóvel. Mesmo em condomínios ou núcleos habitacionais, a casa é mais individual do que o apartamento. Por esse motivo, existem algumas vantagens nesse tipo de imóvel. Confira quais são:

  • Privacidade: a principal vantagem da casa é a privacidade que ela oferece. Por não ter tanto convívio com os vizinhos, bem como não dividir as paredes com ninguém, a privacidade do cotidiano é mais garantida.
  • Espaço externo: as casas geralmente têm mais espaço externo do que os apartamentos. Isso é particularmente vantajoso para famílias com animais, ou que gostem de plantas.
  • Maior autonomia: quem mora em casa tem mais autonomia para decidir mudanças na fachada ou reformas internas, que no apartamento costumam ser sujeitas às regras de condomínio.

Entre as desvantagens da casa, porém, estão a menor segurança e custos maiores com manutenção, que são de total responsabilidade do proprietário.

Quais as vantagens do apartamento?

A principal característica do apartamento, por sua vez, é a coletividade. Ao morar em um apartamento, você faz parte de um condomínio. Isso, por sua vez, também vem acompanhado de diversas vantagens, como essas:

  • Segurança: os prédios de apartamentos costumam ser muito mais seguros do que as casas. Isso porque a localização é mais alta e os prédios não podem ser acessados por qualquer pessoa, evitando assaltos e invasões.
  • Praticidade: de forma geral, a estrutura dos prédios costuma ser muito prática para o dia-a-dia. Eles costumam ser mais bem localizados e oferecerem várias facilidades, como academias, churrasqueiras e áreas de lazer, fazendo você economizar tempo e dinheiro.
  • Maior rede de convivência: a presença muito próxima dos vizinhos faz com que a família conviva diariamente com pessoas diferentes. Isso é particularmente interessante para as crianças, que podem fazer amigos em um ambiente bem seguro.

Afinal, qual eu devo escolher?

Não há uma resposta definitiva de qual a melhor opção para a sua família. Tudo depende do tipo de moradia que você está procurando. Para quem prioriza espaço, privacidade e não abre mão dos bichinhos de estimação, a casa é a melhor opção. Já quem busca a segurança e a praticidade de uma infraestrutura mais completa, o ideal é o apartamento.

De forma geral, o importante é se informar bem, procurar bastante e contar com uma boa imobiliária que possa mostrar opções diferentes do seu tipo de imóvel escolhido. Não tenha pressa, pois aquele será seu lar por muito tempo!

E aí, decidiu qual o tipo de imóvel ideal para você? Então clique aqui, conheça todos os passos do processo de compra e não deixe de conferir nossos imóveis com ofertas incríveis!

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Comparar