header
Pesquisa Avançada
Resultados da sua pesquisa

Financiamento x Consórcio: saiba quais são as vantagens de cada um desses modelos

por Mais M2 em: 25 de janeiro de 2021
Financiamento x Consórcio: saiba quais são as vantagens de cada um desses modelos
Comentários aprovados:0

Você está planejando comprar a casa própria, mas não tem o dinheiro necessário para pagar o imóvel à vista? Nesses casos, é preciso optar por uma forma de compra que permita o pagamento em parcelas como, por exemplo, as opções de financiamento x consórcio.

Embora sejam duas coisas bem diferentes e com vantagens e desvantagens, há muita gente que confunde financiamento x consórcio. Afinal, ambos são maneiras de comprar carros, imóveis, móveis entre outros e permitem o pagamento em pequenas parcelas. Contudo, enquanto em um há juros, no outro não existe.

Essa é apenas uma das diferenças de financiamento x consórcio. Entenda o que é e descubra qual a melhor modalidade para você!

Financiamento x consórcio: conheça o financiamento

Financiamento é um tipo de empréstimo, no qual a financeira avalia o imóvel e, caso o seu crédito e o bem sejam aprovados, você assina a documentação e o dinheiro é depositado direto para o vendedor. Depois disso, você paga as prestações para a financeira. Como é um tipo de empréstimo, há juros e análise de crédito.

Vantagens e desvantagens do financiamento

Ao comparar financiamento x consórcio é possível destacar que a principal vantagem do financiamento é ter o dinheiro na hora. Dessa forma, a compra é feita de imediato e, assim que a documentação for finalizada, o comprador pode fazer a mudança. Assim, é uma ótima opção, por exemplo, para quem quer sair do aluguel ou tem urgência em habitar o novo lar.

Entretanto, há juros e, por isso, é preciso pesquisar bem, antes de assinar o contrato. É válido comparar as taxas entre diversas instituições bancárias, para pegar a menor taxa de juros. Ao mesmo tempo, caso já sobrando um valor a mais, a pessoa pode ir antecipando os pagamentos das últimas parcelas e, com isso, diminuindo a quantidade de juros pagos.

O que é um consórcio?

Há várias diferenças entre financiamento x consórcio. A primeira delas é que no consórcio você não tem o bem imediatamente, ou seja, pode ser que leve 10 anos pagando e, caso não seja contemplado no sorteio, continuará sem o bem na mão até o final do consórcio ou até ser sorteado.

Por isso, não é uma boa opção para quem precisa se mudar rápido. Entretanto, para quem já tem uma casa e pode esperar alguns anos para mudar, o consórcio pode ser interessante. Nesse tipo de compra, você paga antes e mora depois. Por isso, não há juros. Contudo, há algumas taxas administrativas, que devem ser consideradas antes de fechar o negócio.

Resumidamente, o consórcio consiste em um grupo de pessoas que quer comprar um bem, se junta por meio de uma administradora e vai pagando aos poucos. Todos os meses um participante é contemplado e recebe o valor total para comprar o apartamento. Depois, continua pagando as demais parcelas. Quem não for sorteado continua pagando até o final e só então terá o dinheiro total para comprar o bem.

Vantagens e desvantagens

Ao comprar financiamento x consórcio a principal vantagem é a de não ter juros e a maior desvantagem é não ter o dinheiro em mãos para a compra e nem saber quando isso acontecerá. Pode ser interessante para investir ou comprar a sonhada casa na praia, por exemplo.

O interessante é que sendo contemplado no consórcio e tendo o valor total em mãos, para pagamento à vista, é possível até conseguir um desconto na compra.

Independente da opção que você escolher, de descontos a Mais M2 entende!
Veja como comprar os imóveis mais em conta e fale com nossos especialistas para encontrar a melhor opção para você!

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Comparar