header
Pesquisa Avançada
Your search results

Imóvel próprio: 5 benefícios de sair do aluguel

por Mais M2 em 26 de outubro de 2020
Imóvel próprio: 5 benefícios de sair do aluguel
Comentários aprovados:0

O imóvel próprio é um dos maiores sonhos dos brasileiros. Diversos são os benefícios de sair o aluguel, porém, muitos ainda vivem nessa condição e os motivos são diversos. Seja por falta de recursos, conhecimento e até por receio de assumir um compromisso tão grande. O que não descarta os benefícios de aderir a essa condição: de dono do seu próprio imóvel.

A principal alegação para quem paga aluguel é não ter dinheiro suficiente para investir em um imóvel próprio. Porém, com um pouco de organização financeira, é possível sair do aluguel e empregar o dinheiro que iria para as mãos de outra pessoa para um patrimônio próprio. Esse é somente um dos benefícios, continue a leitura e descubra outras vantagens de sair do aluguel.

Maior controle financeiro

A maioria das pessoas que adquire a casa própria opta pelo financiamento imobiliário. Existem vários tipos de financiamento, mas um dos mais tradicionais utiliza o Sistema de Amortização Constante (SAC), no qual as parcelas diminuem ao longo do tempo. Caso sobre algum dinheiro no final do mês, ainda é possível pagar parcelas extras para abater do valor total.

Já os contratos de aluguel sofrem reajuste anual, a maioria usa o Índice Geral de Preços de Mercado, o IGP-M, como base. Todo ano o valor vai subir e você não tem como saber quanto, isso sem falar que, ao término do contrato, o proprietário pode aumentar o preço para renovar.

Ao optar por comprar um imóvel, você sabe exatamente quando vai gastar nas parcelas e pode fazer um planejamento financeiro muito maior.

Facilidade no pagamento

A taxa de juros está no menor patamar histórico, o que favorece as condições para o financiamento imobiliário. Há ainda a possibilidade de usar o saldo do FGTS para ajudar no valor da entrada ou abater nas prestações.

Ter mais estabilidade

Morar em algo que é seu é sinônimo de segurança e estabilidade. É muito comum inquilinos terem que se mudar porque o proprietário pediu o imóvel ou porque ele aumentou muito o preço do aluguel.

Se você gosta do bairro, da vizinhança e está adaptado ao lugar, pode ter a certeza que não vai ter esse tipo de preocupação, porque não dependerá de mais ninguém.

Formação de patrimônio

Outro bom motivo para sair do aluguel é que um imóvel é um dos investimentos mais seguros que existem. Ele é um bem sólido, um patrimônio que ficará para o futuro da sua família por muitos anos.

Além disso, a tendência é um imóvel ser valorizado ao longo do tempo, portanto o dinheiro investido volta para você, diferente do aluguel. Antes de comprar, observe alguns pontos que contribuem para essa valorização para ter a certeza de fechar um ótimo negócio.

Liberdade

Você pode deixar sua casa ou apartamento próprio com a sua cara. Não precisa pedir autorização para ninguém para fazer reformas, mudar a decoração e personalizar o lar para que ele fique bastante aconchegante e confortável.

Quando se mora de aluguel, qualquer pequena mudança já é motivo de burocracia, pois é preciso negociar com o proprietário. Outro fator desanimador é que as benfeitorias do imóvel não vão ficar para você, caso tenha que se mudar. Não espere mais para aproveitar todos esses benefícios e saia definitivamente do aluguel, acesse nosso site e conheça nossos empreendimentos.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Comparar