header
Pesquisa Avançada
Your search results

Planejamento financeiro: 5 passos para comprar o apartamento dos sonhos

por Mais M2 em 5 de outubro de 2020
Planejamento financeiro: 5 passos para comprar o apartamento dos sonhos
Comentários aprovados:0

É sempre um dos principais objetivos na vida da maioria das pessoas a compra de um imóvel. Mas por se tratar de um passo grande, que exige um alto investimento, muita gente tem dificuldades em se planejar para alcançar essa meta.

Caso você queira comprar o apartamento dos sonhos, saiba que isso é possível, desde que você encare uma organização financeira e saiba dar um passo de cada vez.

Para ajudar você, preparamos um artigo apresentando 5 passos, dentro do conceito de organização financeira, que você precisa seguir para finalmente ter um apartamento para chamar de seu. Confira nossas dicas e esteja preparado para a realização desse sonho:

1. Entenda sua condição financeira

Em primeiro lugar, é preciso perceber exatamente qual é a sua situação financeira atualmente. Assim, você será capaz de saber quais são suas possibilidades e quanto do seu orçamento poderá ser investido na compra do apartamento, a princípio e a logo prazo, nos casos de financiamento.

Você deve ter ciência absoluta dos seus rendimentos e gastos e, desse modo, precisa considerar tudo, todos os valores que recebe e o que precisa custear, como:

– Gastos fixos mensais;

– Dívidas;

– Financiamentos;

– Empréstimos;

– E qualquer outra coisa que de alguma forma comprometa o seu orçamento.

2. Defina uma meta de poupança

Com base no seu orçamento, procure definir um percentual mínimo da sua renda que você possa poupar mensalmente. É muito difícil adquirir um apartamento se você não tiver nenhum dinheiro guardado, mesmo que seja um financiamento.

A menos que seja inevitável, procure não quebrar o compromisso de dispor de um valor mínimo todo mês, caso contrário, além de você perder a chance de poupar um determinado valor, poderá ficar mal-acostumado e repetir isso mais vezes.

3. Evite gastos desnecessários

Acelere ainda mais a compra do seu imóvel economizando de todas as formas possíveis. Quando fazemos um investimento alto, precisamos nos submeter a sacrifícios, que certamente valerão a pena.

Gaste somente com o que for necessário e evite comprar aquilo que pode ser dispensado naquele momento.

Fazer substituições de produtos e serviços mais caros por outros mais baratos e deixar de comprar coisas superficiais, muitas vezes não fará nenhuma diferença na sua qualidade de vida, mas fará no seu bolso.

4. Escolha a forma de pagamento conforme seu orçamento

As opções mais comuns de pagamento de imóvel são compra à vista, financiamento e consórcio imobiliário. Levando em conta o seu orçamento e condições, escolha o que for melhor para você.

De um modo geral, o pagamento à vista é sempre mais indicado, uma vez que você não terá que se preocupar com um comprometimento financeiro ao longo de alguns anos.

Caso você não tenha condições de pagar à vista, estude as possibilidades de financiamento e consórcio e conclua qual das opções é mais adequada para o seu perfil.

Vale destacar que, quando você compra um apartamento, algumas despesas extras são inevitáveis, entre elas:

– Documentação;

– Encargos bancários;

– Taxas de transferência;

– Entre outros.

Por isso, você deve estar preparado também para esses compromissos.

5. Não se precipite

Enquanto estiver dando cada passo, você precisa sempre evitar a precipitação, já que essa é uma situação que pode levar a decisões erradas e gerar dores de cabeça.

Saiba fazer uma coisa de cada vez e com muita calma. Analise todos os fatores da sua condição financeira, assim como as propostas e opções de negócio que você receber.

Não se esqueça de que esse é um passo muito importante na sua vida e deve ser dado com muita responsabilidade e consciência.

Se você gostou da leitura e foi útil para você, não deixe de ler também sobre as 5 razões para investir em apartamentos compactos.

Acompanhe também nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Comparar