header
Pesquisa Avançada
Your search results

Plantas para varandas e coberturas. Quais escolher?

Mais M2 por Mais M2 em 13 de abril de 2020
Plantas para varandas e coberturas. Quais escolher?
Comentários aprovados:0

Ter plantas no apartamento é uma forma de deixar o imóvel com mais vida e alegria. Um bom espaço para adicionar flores e até plantas frutíferas é a varanda ou cobertura, mas tenha cuidado ao escolher para garantir que as espécies conseguirão se manter bonitas e saudáveis com as condições do ambiente.

Plantas na varanda ou cobertura: quais são as melhores escolhas?

Para quem está querendo repaginar o visual do seu lar com um toque natural, vamos dar dicas de decoração com plantas, saiba como deixar os espaços mais interessantes.

1 – Observe as plantas

Aprender a conhecer as características das plantas é importante para fazer boas escolhas para as varandas de apartamentos, por exemplo, plantas com folhas de menor porte e mais claras têm maior necessidade de sol. Já folhas maiores e com um verde mais pronunciado, se dão melhor em ambientes de sombra ou meia sombra.

2 – Plantas para varandas com meia sombra

Sua varanda é um ambiente que fica à meia sombra? Então, as melhores opções são plantas como asplênios, costela-de-adão e samambaias, que não necessitam de incidência direta do sol para se desenvolver. De maneira geral, se dão bem em ambientes mais sombreados as plantas que não têm floração. Mas, se você desejar uma planta com floração em um ambiente de meia sombra, a recomendação é o lírio-da-paz. 

3 – Plantas para varandas ensolaradas

Nos imóveis que recebem boa incidência solar na varanda, a dica é apostar em plantas como jasmim amarelo (floresce o ano todo) e plantas frutíferas, como romã e jabuticabeira, que se adaptam muito bem a sol pleno. 

4 – Plantas para varandas envidraçadas

Varandas envidraçadas têm grande potencial para criar um ambiente de estufa, então, é crucial escolher as plantas certas. Para esses casos, são recomendadas opções como begônias, suculentas e palmeiras de sombras. Uma dica para preservar a saúde das suas plantas é manter pelo menos duas folhas do vidro da varanda abertas para que haja circulação do ar e ambiente propício para a realização de fotossíntese. 

5 – Plantas para varandas com muito vento

Em espaços com muito vento, em especial em coberturas, é importante apostar em plantas que tenham boa resistência, como a clusia ou fícus. Nos casos em que há combinação de vento e muita incidência solar, é interessante optar pela buxus, que se dá bem com ambas as condições. 

6 – Plantas para varandas altas e abertas

Nas varandas altas e abertas, é interessante evitar plantas que cresçam muito e cujos troncos sejam muito finos, pois isso facilita o processo de quebra pela ação do vento. Uma planta que se mostra bastante interessante para essas condições é a pata de elefante, tem tronco robusto e folhas resistentes. Além disso, adapta-se tanto a ambientes com muita ou pouca incidência solar. 

Outra dica de planta para esse tipo de varanda é a cróton, que é chamada popularmente de folha-imperial. Uma planta que pode alcançar entre 2 e 3 metros de altura com uma folhagem exuberante pela combinação de várias cores. Consegue se adaptar em temperaturas altas ou baixas. 

7 – Rega das plantas

Independentemente do tipo de varanda que você tem, é muito importante conhecer o ritmo ideal de regas para garantir que as suas plantas sejam mantidas com boa saúde. Espécies que gostam mais de sol, devem ser regadas ao menos uma vez por dia, pode ser de manhã ou no final da tarde. Observe que alguns tipos de plantas podem precisar de regas nos dois horários, especialmente durante o verão. 

Esperamos ter te ajudado a escolher as melhores plantas para a sua varanda. Agora é só se planejar e colocar seu projeto de paisagismo em prática!

Imagem: https://www.shutterstock.com/home

Compartilhar

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Comparar