header
Pesquisa Avançada
Your search results

Quais são as principais taxas ao comprar um imóvel

por Mais M2 em 9 de novembro de 2020
Quais são as principais taxas ao comprar um imóvel
Comentários aprovados:0

Antes de tudo, sabemos que ter a possibilidade de comprar um imóvel é um sonho realizado para muitas famílias, garantindo a oportunidade de se livrar para sempre do aluguel .

Entretanto, nessa nova fase é preciso levar em consideração algumas questões relacionadas às taxas que são incididas no processo de compra. Na maioria dos casos, não há o conhecimento sobre esses valores adicionais, e é preciso se informar sobre cada um deles.

Quer saber quais são as principais taxas ao comprar um imóvel? Então, leia o post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

1. ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis)

Esse tipo de imposto se refere a um tipo de tributo de cunho municipal, cujo valor também pode ser diferente de região para região. O processo é feito pela transferência de propriedade, que no caso, é a compra.

Com isso, a confirmação da negociação do imóvel entre as partes só é feita quando o pagamento do ITBI é realizado. Em outras palavras, a transferência do imóvel para o novo dono só é feita quando ocorrer o pagamento desse imposto.

É importante acrescentar que, geralmente, o ITBI é custeado pelo próprio comprador. Contudo, caso seja necessário, as duas partes podem contribuir para o pagamento dessa taxa, bastando apenas consultar a legislação da cidade onde o imóvel está localizado para definir o valor.

2. Taxa de corretagem

Em suma, a taxa de corretagem corresponde à segurança do imóvel pelas imobiliárias. Quanto ao seu valor cobrado, pode variar de região para a região. Contudo, podemos encontrar taxas médias, que circulam entre 6% a 8% do valor total do imóvel.

3. Taxas de cartório

Taxas cartoriais são os documentos que serão emitidos pelo cartório. Um exemplo a citar é a sua escritura, cuja função é oferecer o direito de propriedade. Dessa forma, a geração desse e de outros documentos requer custos do proprietário, que, dependendo da localização do imóvel , o próprio cartório poderá solicitar mais documentos para fins de conhecimento público, contribuindo para o aumento de custos.

Sabia que podemos tornar a aquisição do seu imóvel ainda menos burocrática? Confira agora mesmo o nosso site e confira apartamentos à venda com preços abaixo de mercado e prontos para moradia.

4. Taxa de interveniência

Trata-se de uma taxa incidida ao comprador, caso ele não tenha feito algum financiamento com o banco indicado pela incorporadora. Nesses casos, as taxas podem chegar até 2% sobre o valor do imóvel.

5. Taxa cobrada por obra

Quando o imóvel é comprado na planta, geralmente a construtora oferece a cobrança de um valor com os gastos de materiais. Esses custos podem ficar em torno de 2% sobre o valor do imóvel, tendo a possibilidade dessa quantia ser dividida entre o pagamento das prestações mensais.

Com o apoio da Mais M², você não precisa se preocupar com taxas absurdas. Nós oferecemos imóveis com preços muito mais baratos em relação ao mercado, e já prontos para uso! Todo o processo é feito de forma simples, rápido e sem custos altos envolvidos. Acesse agora mesmo o nosso site e saiba mais.

6. Escritura pública

A escritura pública é uma despesa obrigatória que todo proprietário de um imóvel possui. Esse documento nada mais é do que a comprovação da transação, de acordo com as opções acertadas pelo comprador e vendedor.

É importante ressaltar que esse tipo de documento não se enquadra em casos onde haja financiamento de imóvel. De resto, a cobrança pela escritura também varia de região para a região, sendo necessário comparecer ao órgão competente.

Agora que você já conhece as principais taxas incididas na aquisição de um imóvel, que tal ampliar o seu conhecimento sobre este assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira conteúdos exclusivos que o ajudarão na hora de adquirir o seu imóvel. Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Comparar