header
Pesquisa Avançada
Your search results

Renda fixa x Investir em imóveis: qual o melhor investimento?

por Mais M2 em 3 de agosto de 2020
Comentários aprovados:0

O mercado de investimentos vem crescendo cada vez mais no Brasil. Afinal, são muitas pessoas que buscam uma forma de complementar a renda, acumular capital e conseguir uma boa aposentadoria. Contudo, surgem dúvidas no momento de aplicar o dinheiro. Uma das mais comuns é renda fixa X investir em imóveis.

Essas são duas das opções mais procuradas por iniciantes, por serem aplicações seguras. Porém, existem diversas outras características que precisam ser consideradas ao entender qual é o “melhor” investimento. E é isso que vamos ver neste post. Confira algumas características destas aplicações e entenda quem é o melhor entre renda fixa x investir em imóveis.

As principais características da renda fixa

Antes de mais nada, é preciso conhecer um pouco mais sobre ambas as modalidades. Começando pela renda fixa, que reúne aplicações cujo rendimento já é conhecido no momento da compra. Por conta disso, é uma aplicação mais segura. Por outro lado, o retorno tende a ser limitado. Os ganhos são atrelados a alguns dos índices de referência do mercado, dentre eles, a Taxa Selic.

Caso você não saiba, a taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e, quando ela está baixa, o valor dos juros pagos pelos bancos e instituições financeiras para os investidores também cai. Portanto, este é o primeiro ponto a observar para saber qual é o investimento.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post sobre a Taxa Selic!

Como funciona o investimento em imóveis?

Já o investimento em imóveis é bem simples e envolve a compra de uma propriedade, podendo ser para aluguel ou para venda. É um processo que envolve um pouco mais de burocracia, que é balanceada pela segurança de não perder o imóvel. Além disso, não existe a mesma previsibilidade da renda fixa, sendo que o imóvel pode valorizar muito ou pouco, dependendo de diversos fatores.

Uma das vantagens do investimento em imóveis, é que eles tendem a desvalorizar bem pouco mesmo em momentos de crise. Afinal, a procura é sempre grande, pois as pessoas precisam ter onde morar. Portanto, mesmo que o preço caia, ainda existe demanda.

As vantagens de investir em imóveis

Existem 3 grandes vantagens do investimento em imóveis, que você deve ter em mente ao tomar sua decisão.

  • Segurança: por ser um ativo tangível e por ter registro em cartório, a propriedade do imóvel é praticamente impossível de ser perdida. Por outro lado, mesmo na renda fixa existe o risco de inadimplência, caso ocorra uma grande crise. É improvável, mas pode acontecer;
  • Rendimentos: como mencionamos acima, a remuneração dos investimentos em imóveis pode ocorrer de diversas formas. Dependendo da sua expectativa, pode ser comprado para alugar, para fazer obras e vender por um preço maior imediatamente, ou pela valorização do terreno ou região no longo prazo;
  • Diversidade: enquanto a característica acima contribui para a diversidade, os tipos de imóveis que podem ser comprados também ajudam nesta característica.

Qual é o melhor: Renda Fixa x investir em imóveis?

A partir do que vimos acima, entender qual é o melhor depende muito da situação. Se a Taxa Selic estiver baixa, a renda fixa perde grande parte do seu apelo. Por outro lado, o mercado imobiliário quase sempre apresenta uma oportunidade. Mesmo se os preços e os juros estiverem baixos, você ainda está garantindo uma propriedade que pode trazer ótimos retornos no longo prazo.

Gostou do post? Então não deixe seguir nossas redes sociais no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube para saber mais sobre o assunto!

E para saber como investir ainda melhor neste mercado, confira o nosso post sobre Como calcular o potencial de valorização de um imóvel!

Compartilhar

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Comparar