header
Pesquisa Avançada
Resultados da sua pesquisa

Riscos e benefícios de investir em imóveis

por Mais M2 em: 21 de setembro de 2020
Riscos e benefícios de investir em imóveis
Comentários aprovados:0

Um dos investimentos mais escolhidos pelas pessoas, em geral, é o investimento em imóveis. Se você está querendo ter esse tipo de investimento, conheça os principais riscos e benefícios de investir em imóveis e descubra sobre o que você precisa pensar e decidir quando o assunto é esse.

Investimento em imóveis

Se você está pensando em investir, deve estar pesquisando suas opções e se preparando para a escolha. Isso é essencial, pois o investidor precisa estar preparado e conhecer os possíveis cenários que o investimento pode ocasionar.

Dentro dessa preparação, um dos investimentos que você vai encontrar como mais seguro é o de imóveis. E isso acontece porque as chances de desvalorização são baixas. Existem, sim, mas são baixas.

É preciso ter em mente que o mercado imobiliário passa por diferentes momentos, com períodos de alta e períodos de crise. Portanto, é preciso saber interpretar o momento e encontrar as melhores oportunidades.

Vantagens de investir em imóveis

A principal vantagem já foi dita acima, que é a baixa possibilidade de desvalorização. Ou seja, é um investimento de baixo risco. Por conta disso, investir em imóveis oferece segurança patrimonial, de modo que você consegue manter o valor investido e, na maioria das vezes, ter um bom lucro no momento da venda.

Ademais, outra vantagem que faz com que investir em imóveis seja um investimento positivo, é a possibilidade de renda. Se você não estiver conseguindo vender o imóvel adquirido como investimento, mesmo assim, pode obter renda de aluguéis.

Riscos do investimento em imóveis

Ao mesmo tempo em que um imóvel pode ser ótimo investimento, ainda mais por permitir a geração de renda fixa mensal em aluguel, esse mesmo benefício pode ser tornar um risco.

Algumas vezes, pode ser que ocorra de você não conseguir alugar o imóvel de forma rápida. Com isso, as despesas do imóvel, como condomínio e IPTU irão correr por sua conta.

Além disso, outro risco é o da variação do mercado imobiliário. Os riscos são baixos, porém existe a possibilidade de que o contexto do país faça com que o mercado opere em baixa e você acabe tendo a desvalorização do imóvel.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Acesse nosso blog e veja outros artigos como este!

Investimento de renda fixa

Investimento em imóvel muitas vezes é considerado como renda fixa e isso é uma das vantagens. A partir do momento que você consegue alugar o imóvel, o valor do aluguel, que é ajustado conforme a Selic, se torna uma previsão de retorno.

Investimento de renda variável

Ao mesmo tempo em que pode ser considerado um investimento de renda fixa, um imóvel também pode ser um investimento de renda variável, e aí entra um certo risco.

Investimentos de renda variáveis dependem de fatores futuros para que o valor de retorno seja definido, o que pode acontecer caso o aluguel demore a acontecer, pois você não pode ter certeza de quando encontrará alguém para alugar.

Porém, de qualquer forma, em comparação com outros tipos de investimentos em que ocorre maior oscilação, investir em imóveis ainda é uma das alternativas mais usuais e que se considera ter maior segurança quando se coloca na balança os riscos e benefícios.

Leia agora mesmo em nosso blog artigos relacionados a investimentos em imóveis para tirar mais dúvidas e descobrir tudo o que você precisa saber!

Compartilhar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Comparar