header
Pesquisa Avançada
Your search results

Como sacar o FGTS para compra de imóvel

Mais M2 por Mais M2 em 22 de maio de 2019
Como sacar o FGTS para compra de imóvel
Comentários aprovados:0

O FGTS, ou Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, medida de proteção ao empregado demitido sem justa causa, é uma conta ligada ao contrato de trabalho quando o mesmo é adotado pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ao iniciar cada mês, o empregador deposita 8% do salário do empregado, sendo 2% se for um contratado jovem aprendiz, na conta FGTS.  Se você estiver com um bom saldo em conta, já que a mesma rende 3% ao ano, pode conseguir um valor considerável para sacar o FGTS para compra de imóvel.

Sacar FGTS para compra de imóvel

Por que sacar o FGTS para compra de imóvel?

Há inúmeras vantagens em se adquirir um imóvel próprio, ele é considerado, em linguagem financeira, um ativo, ou seja, um bem que agrega valor, diferentemente de um carro, que com o passar do tempo perde seu valor de mercado e tem um custo alto de utilização. Morar em um imóvel próprio é um investimento de longo prazo, visto que se livrar do aluguel é um sonho para grande parte da população. Você também pode transformá-lo em um negócio locando o imóvel. Pesquisas indicam que os jovens adultos, pessoas nas faixas de 20 a 30 anos, prezam mais pela qualidade de vida do que pela aquisição de bens materiais. Isso faz com que considerem mais vantajoso alugar um imóvel perto de lugares que ajudem na sua qualidade de vida, como perto das faculdades nas quais estudam ou de seus trabalhos.

Pesquise um bom local e faça um bom negócio. Pode ser uma ótima ideia sacar o FGTS para compra de imóvel e ter renda com o aluguel posteriormente. Nessa situação, muito provavelmente a valorização do imóvel pode ser ainda maior que os 3% ao ano do dinheiro na conta do FGTS.

Hoje em dia, tem sido muito comum a união das duas possibilidades. Pesquisas mostram que jovens adultos estão criando a cultura de dividir moradia. Você pode comprar um imóvel com um cômodo extra e locá-lo, assim você tem as vantagens dos dois cenários: morar em um local mais valorizado com melhor qualidade de vida, e gerar uma renda extra.

Quem pode sacar o FGTS?

O saque do FGTS era primeiramente exclusivo ao trabalhador que havia sido demitido por justa causa, mas houve mudanças ao longo do tempo. principal causa delas foi a forte crise de desemprego que se iniciou em meados de 2015 e dura até hoje, fazendo com que cidadãos, mesmo empregados, possam sacar de contas inativas.

Quando um contrato de trabalho é finalizado, a conta se torna inativa. Essas contas inativas, com mais de três anos, até 31 de Dezembro de 2015, podem ter o saldo retirado em determinadas situações: pertencentes a falecidos, pensionistas e aposentados, vítimas de desastres naturais, portadores de doenças graves (câncer, aids etc.), doenças em estado terminal e com propósito de financiamento de imóvel ou carro. Para sacar o dinheiro, é preciso passar por um processo da Caixa Econômica Federal em que os donos das contas têm datas específicas para realizar os saques de acordo com os meses em que nasceram. Há um Calendário 2019 disponibilizado pelo governo com as datas e prazos, portanto, fique atento se você pretende sacar o saldo das suas contas inativas do FGTS.

Como retirar o FGTS?

Como dito antes, as contas têm um reajuste de 3% ao ano e você pode sacar de mais de uma conta ao mesmo tempo. Cada emprego no regime CLT gera uma, fazendo com que você possa ter um bom capital para comprar um imóvel, ou ao menos ter boa parte da entrada de um. Você pode consultar o saldo do FGTS em um site disponibilizado pelo governo, bastam os documentos do titular da conta para receber as informações por SMS ou aplicativo também.

Para o saque ser feito, é necessário o agendamento de uma data no site da Caixa Econômica Federal.

Por onde devo começar a busca pelo imóvel?

Aqui na Mais M² preparamos um material com tudo que você precisa saber para comprar o seu imóvel. Basta fazer o download do e-book Meu primeiro imóvel, nele damos dicas sobre tudo que envolve a compra do primeiro imóvel. Ele irá te auxiliar na procura pelo imóvel ideal, como conseguir financiamento e outras informações importantes.

Compartilhar

Comparar