Sonho da casa própria? A importância de começar a poupar logo no início do ano

O começo do ano traz despesas características: IPVA, IPTU, mensalidades escolares e mais outras, que normalmente não aparecem em nenhuma outra época. Essas despesas eventuais já fazem qualquer um perceber que para conquistar a casa própria, planejamento financeiro é algo que não dá para dispensar em nenhum momento.
Mas se você tem o objetivo de adquirir seu imóvel, como um apartamento, por exemplo, não pode deixar nada te impedir de correr atrás disso. Aliás, é preciso que você se prepare desde o começo do ano para atingir seu alvo, mesmo com as despesas esporádicas.
Existem algumas regras básicas para reunir capital: definir quanto juntar e em quanto tempo, pagar dívidas o quanto antes, fazer um controle acertado das despesas e conseguir uma renda extra. Se você se lembrar dessas regras sempre, e em especial no começo do ano, será mais fácil para você.
De acordo com as regras básicas para juntar dinheiro, confira neste post como e por que é necessário que você comece a juntar dinheiro logo nos primeiros dias do ano:
Definindo metas para a casa própria
Ao pensar na regra de definir metas sobre quanto juntar e em quanto tempo, não se esqueça do mais lógico: quanto mais tempo para juntar, melhor o resultado. Por isso, se você, logo em janeiro, já se esforçar em guardar dinheiro, mais capital próprio você terá para a aquisição do seu imóvel. Por isso, defina um valor mensal a depositar e não desista dele. Um detalhe importante: quanto mais cedo você começar a guardar, menor o tempo para atingir um objetivo específico.
Pagando dívidas
Parte dos seus objetivos futuros tem a ver com o presente: você está com muitas dívidas? Tente eliminar. Quitar o maior número de dívidas no menor tempo possível permite ganhar (ou deixar de perder) dinheiro rapidamente.
Controlando
Usar uma planilha para controle de entradas e saídas de dinheiro logo no início do ano é uma boa opção para você. Procure listar todos os gastos já previstos para o ano. Calcule os valores a serem gastos. Isso é preciso para ter uma visão geral de como será o ano financeiro. Assim você já pode identificar de antemão onde poupar e como.
Quanto mais recursos próprios você tiver para investir na compra do seu apartamento ou casa, melhor será. Se você pretende financiar uma parte do valor, ele sofrerá menos com a ação dos juros.
Gastando menos do que ganha
Pode parecer batido, mas é verdade: não ultrapasse o valor dos seus rendimentos. É dessa maneira que vai sobrar alguma coisa para acrescentar à reserva financeira. Quanto mais dinheiro juntar, melhor.
Obtendo renda extra para a casa própria
No começo do ano, saia à caça de uma renda extra. Use a internet como aliada. Procure por oportunidades e acrescente estes ganhos à sua poupança. Em pouco tempo, você poderá obter uma quantia que nem imaginava ser possível.
Com essas informações, você já deve ter entendido porque é importante juntar desde o começo do ano. Mas não pare por aí. Você já conhece outros recursos que pode usar para comprar seu apartamento? Confira isso e muito mais no nosso blog.