header
Pesquisa Avançada
Your search results

Use seu FGTS para a compra de seu Imóvel

Mais M2 por Mais M2 em 19 de maio de 2019
Use seu FGTS para a compra de seu Imóvel
Comentários aprovados:0

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para compra de imóvel é um grande aliado para quem deseja realizar de vez o sonho da casa própria. No entanto, nem todo brasileiro sabe como usar o benefício para quitar parte da entrada do empreendimento. Por isso, vamos te ajudar a entender a facilidade de realizar a compra usando essa “reserva” depositada mensalmente pelo seu empregador em uma conta da Caixa Econômica Federal em seu nome. Confira!

Como posso usar meu FGTS?

O Fundo de Garantia pode ser usado para o total pagamento do imóvel, como parte do valor de entrada ou ainda para abater as parcelas do financiamento. No entanto, neste último caso, é preciso ter atenção a um fato, as parcelas devem estar quitadas sem atraso até o momento do uso do FGTS para compra do imóvel.

O saque do FGTS acontece em algumas situações específicas:

  • para a compra do imóvel próprio;
  • quando o empregado é demitido sem justa causa;
  • na liberação esporádica do governo para saque ou uso em compra de ações e investimentos.

Um ponto importante que deve ser destacado, para quem pretende adquirir o imóvel novo, é que se o FGTS for usado para abater o financiamento é possível negociar melhor as taxas com o seu banco ou financiadora. Isso porque o dinheiro mantido na caixa tem um rendimento mensal, que fará com que o montante presente no ato da aquisição seja menor do que o usado no momento da quitação.

Documentos necessários para usar o FGTS para compra de um apartamento

Quem deseja utilizar o fundo para a aquisição da casa própria deve ficar atento aos documentos necessários para a liberação do valor:

  • carteira de trabalho;
  • extrato de conta vinculada ao FGTS
  • documento oficial de identificação;
  • DIRPF (Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física);
  • DIRPF do cônjuge (para casados ou em união estável);

Eu posso usar meu FGTS para compra do imóvel?

Apesar de ter sido criado com o intuito de resguardar o trabalhador demitido sem justa causa, o fundo também pode ser usado para quitar um imóvel, financiar obras de saneamento básico, moradia popular ou infraestrutura ou para adquirir ações quando o governo permite. No entanto, é preciso seguir algumas regras antes de usar o FGTS para aquisição do imóvel. São elas:

  1. o trabalhador deve ter, no mínimo, três anos de contribuição (que podem ser de empresas diferentes e períodos distintos);
  2. não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação no Brasil;
  3. não possuir imóvel em seu nome, nem ser usufrutuário, promitente comprador ou cessionário de outro imóvel em área urbana;
  4. ser coobrigado ou titular do financiamento da casa ou apartamento, caso não consiga usar o FGTS para quitar totalmente o valor;
  5. o imóvel de escolha deve estar em área urbana e ter como finalidade a moradia;
  6. seguir os limites de financiamento, que variam de acordo com a legislação estadual.

Agora que você já sabe  como usar o FGTS para compra de imóvel, aproveite para conhecer os empreendimentos da MaisM2.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Comparar