header
Pesquisa Avançada
Your search results

Vale a pena comprar um apartamento para alugar?

por Mais M2 em 28 de dezembro de 2020
Vale a pena comprar um apartamento para alugar?
Comentários aprovados:0

Investir em imóveis é uma das opções de muitas pessoas que buscam uma forma eficientes de garantir uma aplicação financeira. Nesse cenário, a compra de um apartamento para ser alugado posteriormente acaba sendo uma alternativa bastante considerada por boa parte da população.

Se você está pensando em se engajar nessa ideia e investir em um apartamento para locação, saiba que sim, essa pode ser uma boa alternativa para garantir um bom retorno financeiro, mas é muito importante destacar que para que esse seja um bom investimento, é preciso levar algumas coisas em consideração.

A localização é crucial

O local onde o imóvel está localizado é fator fundamental para as chances de uma locação mais rápida.

Sobretudo as propriedades bem situadas e com proximidade a centros comerciais, escolas, universidade, shoppings, academias e acesso facilitado ao transporte público são mais valorizados e fáceis de serem alugados.

Por outro lado, imóveis afastados de tudo e com poucas opções de serviços ao redor, despertam menos interesse nas pessoas e parem conseguirem locatários de uma forma menos demorada, precisariam ser oferecidos a preços muito inferiores, o que não seria nada favorável ao proprietário.

Condomínios muito altos podem assustar

Dependendo do tipo de público que o seu imóvel irá atender, é importante levar em consideração o condomínio do apartamento que você deseja comprar para alugar.

Pessoas com uma renda média para baixa não terão condições de pagar o aluguel, que não costuma ser barato, e ainda arcar com uma taxa alta de condomínio.

Por esse motivo, se você estiver pensando em adquirir um apartamento para oferecer locação a pessoas de menor poder aquisitivo, não deixe de verificar se o valor de condomínio a ser cobrado está dentro dos padrões desse público.

Cuidado com o financiamento

Há muitas pessoas que fazem a compra de seu apartamento através de um financiamento e depois colocam o imóvel para alugar, mas no final das contas, os impactos financeiros negativos acabam sendo mais significativos do que os positivos.

Um imóvel financiado envolve muitos custos e não estamos falando apenas dos juros, mas de outros encargos decorrentes de um financiamento como o IOF, valores gastos com documentação e cartório, que geralmente são inclusos nas parcelas, entre demais gastos.

Dependendo do valor que será cobrado no aluguel, pode não valer a pena o investimento e para não correr esse risco, é necessário saber exatamente o que o financiamento exigirá de custos e a rentabilidade com a locação.

Atenção às chances de valorização

A rentabilidade que o aluguel pode proporcionar é importante, mas é a valorização do imóvel que irá garantir a consolidação do patrimônio.

Obviamente, com as variações do mercado imobiliário é impossível ter certezas sobre as circunstâncias que irão proporcionar valorização a uma propriedade, mas se você pesquisar bem, vai conseguir perceber tendências consideráveis e escolher um imóvel com mais chances de ser valorizado futuramente.

Fique atento ao que está acontecendo no mercado para conseguir encontrar um imóvel com boas perspectivas de valorização, que proporcionem um ótimo valor de aluguel e oportunidades ainda melhores no futuro.

Gostou das dicas? Então navegue pelo nosso blog para ter acesso a muitos outros artigos com informações importantes sobre o mercado imobiliário. Aproveite e leia também: 5 técnicas de negociação para vender um apartamento alto padrão.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Comparar