header
Pesquisa Avançada
Your search results

Valorização de um imóvel: entenda como calcular seu potencial

Mais M2 por Mais M2 em 15 de junho de 2020
Valorização de um imóvel: entenda como calcular seu potencial
Comentários aprovados:0

A aquisição de um imóvel é uma decisão muito importante e que deve ser cuidadosamente analisada. Uma das questões que pesam nessa escolha refere-se ao potencial de valorização do imóvel.

Mas como saber se determinado imóvel pode se valorizar no futuro? Alguns aspectos devem ser analisados para chegar a uma conclusão assertiva sobre o assunto.

Claro que fatores de flutuações do mercado e variações econômicas influenciam nessa questão, mas algumas características indicam se aquela propriedade pode continuar a ser um bom negócio no futuro. Confira as principais:

Atente-se quanto a localização

Um dos itens que mais influenciam na valorização de um imóvel é a localização, afinal de contas, isso determina a possibilidade de acesso para outros bairros, além de comércios, lojas e até mesmo opções de lazer, praças e outros. Esse também é um fator determinante no valor do imóvel. Além disso, considere:

    • Existência de imóveis no mesmo padrão;
    • Predominância de área plana;
    • Vista definitiva do imóvel;

Acessibilidade

Relacionado à localização está a acessibilidade. Quanto mais facilidade de deslocamento, existência de estabelecimentos comerciais e proximidade de pontos centrais da cidade, mais potencial o imóvel tem de ser valorizado.

Isso porque as pessoas buscam cada vez mais praticidades que facilitem a rotina, como a possibilidade de pegar ônibus ou metrô para fugir do trânsito e proximidade de vias de acesso.

Índice de violência também influencia na valorização de um imóvel

Não menos importantes que os fatores já citados está a questão da segurança. As pessoas desejam morar em um local onde possam ter qualidade de vida. Pesquise junto aos órgãos de segurança o índice de roubos e assaltos na região onde o imóvel está localizado. Quanto mais tranquilo, mas chances de se valorizar no futuro.

Características como sistema de câmera de monitoramento, portaria 24 horas, ronda de segurança também são itens que influenciam no potencial de valorização de um imóvel. Já a proximidade de presídios ou delegacias, reduzem as possibilidades de que essa residência seja buscada no futuro.

Infraestrutura da propriedade

Esse aspecto também não pode ser desconsiderado ao calcular o potencial de valorização de um imóvel. Além de estar bem localizado, com facilidade de acesso e segurança, a estrutura do imóvel pode fazer toda a diferença.

Uma residência com mais cômodos, banheiros extras, varanda e mais vagas na garagem tende a ser mais valorizada e por isso mais cara. Mas não apenas isso, afinal de contas, há quem busque empreendimentos menores e mais modestos.

O que deve ser analisado sobre a infraestrutura é a arquitetura, estética, os itens utilizados na construção, como tipo de revestimento, qualidade dos acabamentos e durabilidade dos materiais utilizados. Tudo isso influencia na análise de valorização.

Importante destacar também a possibilidade de realizar mudanças na estrutura e reformas, pois é comum que as pessoas busquem deixar o imóvel com o próprio estilo. Caso seja em um condomínio, as áreas de lazer, piscina, playground, academia, além de itens como elevadores codificados e portões automáticos também são bem avaliados no cálculo.

Documentação em dia: influi (e muito) na valorização de um imóvel

Por fim, a documentação do imóvel deve estar ilesa de pendências ou dívidas. Do contrário, a possibilidade desse imóvel ser avaliado reduz drasticamente. É importante que as taxas e impostos estejam em dia, além de devidamente organizados e sem pendências relacionadas a inventários e herança.

Quer saber mais sobre o assunto ou encontrar um imóvel que atenda a todos esses critérios de valorização? Acesse nosso site e entre em contato com nossos especialistas.

Acesse nosso FacebookInstagramLinkedin ou Canal do YouTube, e conte com o apoio de nossos profissionais para responder as qualquer outra dúvida que tenha e ter ajuda na escolha de seu novo imóvel.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Comparar